terça-feira, 9 de agosto de 2011

Formatando seu disco e instalando o Windows XP.


Para começar, aqui vão algumas informações sobre o processo de formatação.

Para simples usuários a formatação consiste em apagar todos os arquivos do computador e fazer uma instalação limpa do Sistema Operacional, resolvendo assim problemas de sistemas, como arquivos corrompidos, excessos de arquivos temporários, entradas inválidas no registro, incidência de vírus, etc . Na prática, isto está correto, mas na teoria não é bem assim.

Formatar é dividir logicamente o disco em setores endereçáveis, permitindo que os dados possam ser gravados e posteriormente lidos de maneira organizada, ou seja formatação é a criação de um novo sistema de arquivos no seu disco rígido, e a consequência disso é a deleção de todos os arquivos gravados neste disco anteriormente.

Existem dezenas de sistemas de arquivos disponíveis, cada um com suas particularidades, porém o mais conhecido (e utilizado) é o NTFS, adotado pela Microsoft pela primeira vez no Windows NT e consagrado após o lançamento do Windows XP.

Entendeu? Não? Sem problemas, se você utiliza o computador a nível de usuário fique com a primeira definição e seja feliz.

Algumas precauções antes de iniciar a formatação

Primeiro certifique-se que fez todos os backups (cópias de segurança) necessários. Documentos, fotos, MP3 e tudo mais que você deseja guardar deve ser transferido para outra partição de seu HD ou mídia removível (CD, DVD, pendrive, HD Externo, etc.)
Depois do backup, tenha certeza que você possui todos os drivers necessários para reinstalar os periféricos do seu computador, de acordo com o sistema operacional que irá ser instalado.

Agora vamos iniciar o processo de formatação
(Estou considerando que você possua um CD de instalação do Windows XP, bem como um serial válido)

1º Passo – Reinicie o computador e entre no Setup. (Normalmente pressionando a tecla DEL ou F2)
 
2º Passo - Altere a prioridade de boot para o CD.
Isso significa fazer com que o computador inicie-se a partir do CD, e não do HD. Para isso, cada placa mãe tem uma maneira diferente que é indicada no manual. Contudo, sempre é necessário listar, na ordem, as unidades em que serão buscados os arquivos de inicialização. O usuário pode descobrir navegando nos menus do SETUP até achar a palavra chave BOOT. Às vezes está em Advanced Setup, às vezes em Advanced Settings, às vezes em Boot Device.
Normalmente dispositivos apresentam-se com nomes um pouco complicados como:
Ao invés de leitora de CD: HL-DT-ST GCE-8526B
Ao invés de leitora de DVD: HL-DT-ST DVDRAM GSA-4163B
Vale observar que normalmente os HDs possuem o número da sua capacidade em Gigabytes nesse nome, exemplo:
Ao invés de HD de 40Gb: WDC WD400EB-00CPF0
Ao invés de HD de 80Gb: SAMSUNG SP0802N
O importante é ter o entendimento geral de prioridade de boot e ir navegando pelo SETUP até fazer o computador reiniciar pelo CD.
Feito isso, insira o CD do Windows XP no leitor, salve as configurações do Setup e reinicie o computador.

Para facilitar dividirei o tutorial em telas.

TELA 1 – Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.

TELA 2 - Neste momento, não aperte nenhuma tecla (se você tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que é pouco provável, peça ajuda a um usuário avançado)

TELA 3 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado.

TELA 4 - Para formatar, aperte ENTER.
As outras opções são: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo.

TELA 5 - Para formatar, aperte ESC.
Se apertar R, o programa irá reparar a atual cópia do Windows, e não formatará o HD.

TELA 6 - Aqui, tecle D para apagar a partição existente.
Essa opção é a RECOMENDÁVEL porque, assim, o sistema faz nova verificação do HD e pode encontrar defeitos físicos no disco. Mas é possível começar já a formatação. Para isso, tecle ENTER.

TELA 7 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente.
A tecla ESC faz retornar à tela anterior.

TELA 8 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partição existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão perdidos.
A tecla ESC faz retornar à tela anterior.

TELA 9 - Aperte C para criar a partição nova. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados.

TELA 10 - Aqui, enfim, é o início da formatação.
O recomendado é fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro.

TELA 11 - Início da formatação. No caso do HD desta simulação, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de 40 minutos.

TELA 12 - Parabéns! A formatação está concluída. Com o disco já formatado, o Windows inicia o programa de instalação. Apenas acompanhe.

TELA 13 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, atenção, não retire o CD de instalação.

TELA 14 - Começa a instalação do Windows. Apenas acompanhe e insira os dados solicitados.

Depois de terminado todo processo acima, seu Windows XP iniciará e a primeira coisa a ser feita é a instalação dos drivers. Mas isso é um assunto para um outro tutorial.
Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário