quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fazendo a Manutenção no seu computador com Windows...


1- Em primeiro lugar vamos trabalhar manualmente. Um processo bem simples, mas que pode gerar bons resultados. Você devera procurar em todo o Windows, arquivos e programas inúteis. Para observar os programas instalados no pc, você deve acessar no "Painel de controle", o ícone Adicionar ou Remover Programas. Para procurar os arquivos não mais usados, como textos, fotos e vídeos, acesse o Windows Explorer. É bem provável que apos a desinstalação de um programa, a pasta do mesmo permaneça no disco, caso isso ocorra ela se encontrará na pasta Arquivos e Programas.

2 - Depois de deletar tudo manualmente, você deve usar o Windows Live On Care. Ele é uma ferramenta on line da Microsoft e se encontra no seguinte site:
Link de acesso do Windows Live On Care: http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm?mkt=pt-br

Na pagina que se abrir, clique no botão: "Verificação Completa". Ele vai pedir para você instalar alguns controles ActiveX. Instale os controles e espere a ferramenta analisar todo o sistema, e ao final, corrija os problemas que forem encontrados. É importante que não se faça nada enquanto a ferramenta é executada, nem navegar na internet, e nem utilizar o pc. No meu pc ela leva 30 min para fazer a verificação, em outros pode levar até 1 hora. É preciso ter paciência.

3- Depois disso, faça a tradicional Limpeza de disco, e ainda nesta, clique na guia "Mais opções", e na opção "Restauração do sistema", a ultima das três opções disponíveis, clique em "Limpar". Assim todos os pontos de restauração, é certo o mais recente, serão removidos.

4- Na seqüência use o CCleaner. Com ele você deve eliminar o lixo do pc, na opção "Limpeza" , e corrigir os erros do registro, na opção "Erros".
Link para download do CCleaner: http://www.ccleaner.com/

5 -Reinicie o Pc.

6- Depois do pc reiniciado, atualize todos os seus programas, incluindo Windows e Office, assim como seu Antivirus e AntiSpyware.
(Recomendo o AVG como Antivirus e Windows Defender como AntiSpyware, sendo que este devera estar com a proteção em tempo real ligada, já que o AVG não possui proteção contra spywares. Mas caso você use um Antivirus que proteja contra spywares, você deve desativar a opção de proteção em tempo real do Windows Defender, ou de outro AntiSpyware de sua preferência.)
Link para download do AVG: http://www.free.grisoft.com/doc/downloads-products/us/frt/0?prd=aff

Link para download do Windows Defender:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=435bfce7-da2b-4a6a-afa4-f7f14e605a0d&displaylang=pt-br

7-Antes de executar as ferramentas de segurança, vamos fazer uma verificação manual de arquivos maliciosos:

a) Primeiro vamos analisar o Hots: Vá em "Meu Computador" - "Disco Local" - "Windows" - "System32" - "Drivers" - "Etc" - Hots. Clique nesse arquivo, você poderá abri - lo com o bloco de notas. O arquivo HOSTS contém algumas linhas que começam com o caractere # e uma ou mais linhas com números e palavras.
O arquivo HOSTS , deve conter apenas uma linha:

127.0.0.1 localhost

Ou seja deve estar igual a esta figura:

Se hover mais linhas que não se encaixam nas descrições, é recomendavel apaga - las.

b) Depois você deve ir em "Executar", e digitar "msconfig", sem as aspas. Verifique os programas que iniciam junto com o Windows. Caso haja algum desconhecido, você deve digitar o nome dele em "Pesquisar", e verificar se ele tem relação com algum programa do pc, e caso não haja essa relação, você deve desativá-lo e reiniciar o pc para ver como o mesmo reage sem o programa, caso esteja tudo normal, então ele deve permanecer desativado.

Dica: Você pode aproveitar também a checagem de tais programas, para desativar aqueles que não possuem necessidade de iniciar com o Windows, podendo assim ganhar, mais velocidade ao navegar pelo sistema.

c) Clique control+alt+del. Verifique os processos em execução na guia "Processos", e faça o mesmo que você fez no passo b: pesquise suas relações com os programas do pc, e desative - os se necessário.

d) Você também deve abrir o IE, clicar na guia "Ferramentas", e depois em "Opções da Internet". Clique na guia "Programas", e em seguida na opção "Gerenciador de Complementos". Observe quais complementos estão rodando juntos ao IE, e caso haja algum estranho, desative - o, e experimente navegar um pouco, caso não haja nenhuma alteração, ele devera permanecer desativado.

8- Agora sim, vamos usar as ferramentas de segurança:

a) Faça uma verificação completa com o AntiVirus e o AntiSpyware, um de cada vez, nunca os dois ao mesmo tempo. Caso seja encontrada alguma coisa, remova-a, ou se achar mais prudente coloque-a na quarentena.

b) Instale o Panda Anti- Rootkit:
Link de Download para o Panda Anti- Rootkit: http://baixaki.ig.com.br/download/Panda-Anti-Rootkit.htm
Execute-o, e caso ele encontre algo, remova.

Obs: A Grisoft também possui uma ferramenta gratuita para a remoção de rootkits,o AVG Anti-Rootkit:
Link de Download para a AVG Anti- Rootkit: http://www.free.grisoft.com/doc/avg-anti-rootkit-free/lng/us/tpl/v5

Dica: Você pode executar essas ferramentas em "Modo de Segurança" se quiser. Para isso, quando o computador estiver ligando, aperte a tecla F8 repetidas vezes. Na tela que aparecer selecione "Modo Seguro", e execute as ferramentas, e ao final reinicie o computador normalmente.

9- Por ultimo, passe o ScanDisk. Para isso vá em "Meu Computador", clique com o botão direito em cima do "Disco Rígido" e selecione "Propriedades", na janela que aparecer, clique na guia "Ferramentas", e na opção "Verificação de Erros", clique no botão "Verificar agora". Na janela que aparecer clique nas duas opções disponíveis, e depois clique em "Iniciar". Na janela que aparecer, clique "Sim", e reinicie o computador. O Scan Disk será executado e ao final, o computador será automaticamente reiniciado.

Pronto! Seu computador deverá estar limpo após esses procedimentos.
Obs: Não é necessário usar o "Desfragmentador de Disco", já que o mesmo é executado pelo Windows Live On Care.
Você também pode usar o MVRegClean, para incrementar a limpeza de registro. Mas as vezes ele remove entradas validas. Use por sua conta e risco, mas eu não recomendo.
Link para download do MVRegClean: http://www.velasco.com.br/

Importante! Esses procedimentos foram testados com êxito no Windows XP.

Dicas para manter o computador saudável:

1- Evite instalar e desinstalar softwares demasiadamente. E ao desinstalar um software, procure usar o desinstalador que ele trás consigo.

2- Limpe o Cache de seu navegador 1 vez por semana.

3- Não use deskmod. Essa tecnica alem de gerar lixo no pc, em suas desinstalações que muitas vezes são defeituosas, pode corromper funções do sistema. Alem é claro de fazer com que a velocidade do pc caia drasticamente.

4- Evite desligar o computador de forma incorreta. Mas caso isso ocorra, você devera usar o ScanDisk para tentar reparar certos pontos do disco.

5- Use o CCleaner e a Limpeza de Disco semanalmente, o Desfragmentador de Disco quinzenalmente, e o Windows Live On Care, sempre que achar necessario.

6- Faça verificações completas com seu AntiVirus e AntiSpyware semanalmente.

7- Mantenha o Windows e seus softwares atualizados.

Programas campeões:

Symantec Norton SystemWorks Premier 2006 - A suite de manutenção da Symantec é exelente, aprensentando seletas ferramentas para manter a integridade e segurança do pc.
Link para a compra do Symantec Norton SystemWorks Premier 2006: http://www.symantec.com/region/br/home_hom...2006/index.html

Link de Download da versão Trial: http://shop.symantecstore.com/store/symanb...R/ThemeID.15500

TuneUP Utilities 2007 - Uma das mais conhecidas suites de manutenção do mundo. Apresenta um leque enorme de ferramentas para a otimizar o sistema, dentre outras utilidades, como a modificação visual do Windows. Esse software multi-premiado tem garantia quase que 100% de bom funcionamento sem prejudicar o sistema.
Link para a compra do TuneUP Utilities 2007: http://www.tune-up.com/order/tu2007/full/?small_siteframe=order

Link de Download da versão Trial: http://www.tune-up.com/download/tu2007/

Programas que você não deve usar:
Magic Speed - Esse programa promete limpar o pc, e ainda otimizá-lo. Mas não se enganem: ele é um destruidor de sistemas operacionais. Ele simplesmente renomeia registros, destrói a restauração do sistema, e chega até mesmo a deletar o boot.ini do SO.

nCleaner - Instavel e cheio de erros, esse programa que promete fazer de tudo no pc, deixa o sistema completamente maluco. Em alguns casos não é possivel nem mesmo fazer o login de acesso do Windows.

Easy Cleaner - As ferramentas de limpeza "Arquivos temporarios" e "Limpeza de Registro" são até interessantes. Mas passe longe da opção que exclui arquivos duplicados. O Programa não os diferencia e consequêntemente inutiliza o Windows.
Obs: A opção que deleta "Arquivos Duplicados", deve ser usada somente por usuários experientes, pois o seu uso pelas mão de leigos, degrada o sistema.

Dica Interessante

Existe uma ação que você pode realizar manualmente para remover mais lixo ainda do sistema, porem não com muita freqüência:

1- Limpar a Pasta Temp: O Windows possui uma pasta para temporários, que pode ser limpa. Para isso clique em "Meu Computador" - "Disco Local"- "Windows" - temp, e remova tudo o que estiver dentro dela.

O caso Deskmod
Acima eu dei a dica do não uso da pratica Deskmod, pois essa traz muito lixo ao pc, e pode corromper diversas funções no sistema. Mas, para quem usa Deskmod, meu conselho é apenas seguir todos os passos do Tutorial, e ainda, não exagerar na troca de visuais do Windows. Não seja uma pessoa que troca de Interface diariamente, faça isso no maximo 1 vez por mês, sempre tomando cuidado com os famosos "Transformations", como o Longhorn Pack e o WinOSX.
A única troca visual que eu recomendo e acho muito bonita, é a oferecida pela Microsoft, o Zune Theme:
Link de download do Zune Theme: http://baixaki.ig.com.br/download/Microsoft-Zune-Theme-for-Windows-XP.htm 


Cuidado
Falso Tutorial de Segurança: Ao navegar pela net, eu encontrei um tutorial simples sobre manutenção. O Tutorial não traz nada de novo sobre o tema, apenas traz dicas que são do conhecimento de todos. Mas o que me chamou a atenção é a dica libere 20% da sua conexão. Essa é uma dica falsa, o Windows XP não guarda para si, parte da conexão com a internet. Evitem usa-la.
E ainda o criador cai na besteira, de recomendar como Antivirus, o péssimo avast!, que alem de não possuir heuristica, não consegue remover totalmente diversos malwares. E ainda tem o descaramento de recomendar a proteção em tempo real do Windows Defender desativada. Se ele tivesse recomendado algum Antivirus com proteção contra spywares, como o AVS, então isso seria aceitavel, mas ele recomendou o avast!, que não possui essa proteção.
Link para a pagina na Web:http://actaeruditorum.blogspot.com/2007/04/mantendo-integridade-do-sistema-windows.html

Mitos que envolvem a Performance do Windows XP: Existem diversos mitos que envolvem o Windows XP e suas funcionalidades, o seguinte site desmistifica varios mitos:
Link para a pagina na Web: http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/XPMyths.html

Obs: O site acima esta no Idioma Inglês, para traduzi - lo, utilize uma ferramenta de tradução, como o Google Translator:
Link de acesso do Google Translator: http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR

Um software alternativo!

A empresa IObit, oferece gratuitamente sua ferramenta de manutenção geral do sistema, que traz boas tecnologias e diversos recursos que alem de remover o lixo do pc, ainda otimizam o Windows. Ela atua tembem na area de segurança, removendo spywares e imunizando o sistema. Falo do Advanced WindowsCare, uma das ferramentas mais populares da internet, que chegou em sua versão 2.5 com um otimo historico de satisfação por parte dos usuarios. A IObit recomenda que ele seja usado 1 vez por dia.

Link para download do Advanced WindowsCare: http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.html

Obs: O Advanced WindowsCare possui uma versão paga.

Programas que você deve ter em seu PC!

DirectX: Não é novidade para ninguem que o DirectX é uma ferramenta indispensavel para rodar com perfeição jogos, e softwares de midia avançados. Tendo ele em seu computador, ele permite uma satisfatoria integração com seu Hardware, extraindo do mesmo, a maxíma performance.

Link para download do DirectX: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=0a9b6820-bfbb-4799-9908-d418cdeac197

.NET Framework: Outro exelente software da Microsoft, que possibilita uma melhor experiência do usuario com softwares que rodem sobre a plataforma do .NET Framework. Algumas vezes é possivel até mesmo perceber uma sensível melhora no desempenho do Sistema Operacional.

Link para a pagina que informa as novidades do .NET Framework 3.0: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/framework/articles.mspx

Link para download do .NET Framework 3.0: http://baixaki.ig.com.br/download/Microsoft-NET-Framework-3-0.htm

Obs: Se preferir não usar a versão mais recente do software, você pode optar pela versão mais antiga, a 2.0:

Link para download do .NET Framework 2.0: http://baixaki.ig.com.br/download/Microsoft-NET-Framework.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário